quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Papa pede
que os mosteiros sejam
um «oásis espiritual»

Bento XVI deixou esta Quinta-feira votos de que os mosteiros de todo o mundo sejam um “oásis espiritual” na sociedade actual. “Possam os mosteiros ser sempre cada vez mais oásis de vida ascética, onde se percebe o fascínio da união esponsal com Cristo e onde a opção pelo Absoluto de Deus se encontra envolvida por um clima constante de oração e de contemplação”, disse o Papa ao receber os participantes na assembleia plenária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.
Bento XVI sublinhou que “quem entra num mosteiro procura ali um oásis espiritual onde possa aprender a viver como verdadeiro discípulo de Jesus, numa comunhão fraterna serena e perseverante”. Tal é “o testemunho que a Igreja pede ao monaquismo, neste nosso tempo”.
Na sua intervenção, o Papa sublinhou que o “essencial” da vida cristã consiste em “procurar Cristo e nada antepor ao seu amor”, pelo que “o monaquismo pode constituir para todas as formas de vida religiosa e de consagração uma memória do que é essencial e tem o primado em toda e qualquer vida baptismal”.
A Assembleia Plenária deste Dicastério da Cúria Romana dedicou este ano a sua atenção a um tema “particularmente caro” a Bento XVI, isto é, “o monaquismo, forma vitae que sempre se inspirou na Igreja nascente, gerada a partir do Pentecostes”.
O Papa recordou que, ainda recentemente, em Setembro passado, na cidade de Paris, dirigindo-se ao mundo da cultura, quis “evidenciar a exemplaridade da vida monástica na história”, sublinhando que o seu objectivo era “ao mesmo tempo simples e essencial”: “Quaerere Deum, procurar a Deus, e procurá-lo através de Jesus Cristo que o revelou, procurando fixar o olhar sobre as realidades invisíveis que são eternas, aguardando a manifestação gloriosa do Salvador”.
Para Bento XVI, “em virtude do primado absoluto reservado a Cristo, os mosteiros são chamados a ser lugares em que se dá espaço à celebração da glória de Deus, se adora e se canta a misteriosa mas real presença divina no mundo, se procura viver o mandamento novo do amor e do serviço recíproco, preparando assim a manifestação (final) dos filhos de Deus”. A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica foi criada em 1908, pelo Papa São Pio X, e vai celebrar neste sábado um Encontro tendo como título “Cem anos ao serviço da vida consagrada”.
O Papa congratulou-se com estes dois factos e quis agradecer e dar graças a Deus por todos os que ao longo deste século gastaram as suas energias em benefício das pessoas consagradas, procurando “com competência e sapiência, promover e regulamentar a prática dos conselhos evangélicos nas várias formas de vida consagrada”.
Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: