segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mensagem aos religiosos e religiosas da Europa
Nós, membros de 37 Conferências nacionais dos religiosos e religiosas da Europa (UCESM), estivemos reunidos em Czestochowa para reflectir sobre o tema: “Vida Religiosa na Europa: histórias de esperança, esperança para a história”.
Vivemos uma forte experiência de comunhão e de presença do Senhor durante a visita ao campo de extermínio de Auschwitz, aos lugares das raízes cristãs da Polónia em Cracóvia e da profunda espiritualidade nos santuários de Nossa Senhora de Jasna Gora e da Divina Misericórdia.
Vida religiosa na Europa, não temas! – eis a palavra que ouvimos. – Continua a testemunhar a esperança ao homem e à mulher do nosso tempo. Sê tu mesma esperança para a história de hoje e de amanhã, como foram tantas testemunhas e mártires, entre os quais Edith Stein e Maximiliano Kolbe. Tem a coragem de cantar a vida, juntamente com o “Cordeiro de pé, como que imolado” (cf. Ap. 5,6) no coração da história de todo o tempo e de toda a vida humana.
Vivemos numa época em que tantos homens e mulheres procuram uma felicidade sem Deus… e só encontram frequentemente o tédio e a ausência de sentido. Também nós podemos ter a tentação de abandonar a paixão da esperança. E no entanto, cada dia, vivemos uma grande esperança quando vemos que, na raiz dos desejos dos nossos irmãos e das nossas irmãs, há uma profunda necessidade de espiritualidade e uma procura de transcendência. Quem poderá saciar esta fome e esta sede?
A vida religiosa, dom de Deus para a Igreja e para o mundo, sempre abriu, ao longo da história, caminhos de esperança: dar o coração a Deus e as mãos ao próximo. Hoje, é esta a nossa missão. Que as nossas casas sejam lugares de hospitalidade para todos, espaços de oração, de caridade activa e de comunhão fraterna, reflexos da luz que brota da fonte de toda a esperança: Jesus Cristo morto e ressuscitado por todos.
Somos desafiados a ser parte activa das profundas transformações que está a viver o nosso continente. A acção do Espírito Santo dá-nos a coragem e a determinação de sermos mensageiros de esperança para o futuro da Europa. Com Maria, queremos viver na escuta da Palavra e no acolhimento do Espírito Santo para participar na missio Dei e estar em diálogo com todos.
Irmãos e Irmãs, na alegria de termos vivido a experiência “do tempo favorável que se torna breve”, regressamos às nossas casas dizendo: “Maranatha! Vem, Senhor Jesus!”. Que a nossa esperança seja clara e forte, porque Aquele que nos chamou a esta forma de vida diz-nos: “Sim, venho depressa!” (cf. Ap. 22).
Czestochowa, Polónia, 8-14 de Fevereiro de 2010
14ª Assembleia Geral da UCESM
(fonte Agência Ecclesia)

Sem comentários: