sexta-feira, 20 de julho de 2012

O apelo do DESERTO
16É assim que a vou seduzir: ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração.”
(Os 2, 16)
Sinal da predilecção de Deus é o chamamento ao Deserto. O chamamento que nos faz é gratuito e a nossa perseverança deve-se unicamente à condescendência divina. Os monges que procuramos a Deus, tenhamos sempre presente esta fineza do amor de Deus para connosco. Ao entrar, não sabemos o que a Solidão do Deserto nos reserva. Entremos pois no Santo Deserto, humildes e sossegados. Ao Deus que nos espera, a única coisa de valor que Lhe devemos apresentar é a nossa inteira disponibilidade: 4«Eis- me aqui.» - 5«Aqui estou, pois me chamaste.» ... 6«Aqui estou, pois me chamaste.» ... 7«Aqui estou, pois me chamaste.»” (1Sm 3, 4-7). Quanto mais leve seja a nossa equipagem humana, quanto mais pobres sejamos daquilo que o mundo estima, maior será a nossa oportunidade de êxito, já que Deus goza de maior oportunidade para nos moldar, pois chama-nos a viver só com Ele, para Ele e nada mais.
Para fazer verdadeira experiência de Deserto, temos que nos despojar de tudo, para encontrar O TUDO. Temos que nos revestir da Santa Nudez e fazer, verdadeiramente, a experiência do despojamento total, caso contrário estamos destinados ao fracasso.

Sem comentários: